segunda-feira, 9 de abril de 2018

Resenha À sombra do perigo (Sob a luz das galáxias #2) de Judie Castilho

Olá meus caros leitores desinformados, como vocês estão?

Hoje é dia de resenha. E resenha de um livro nacional que é a segunda parte de uma trilogia. À sombra do perigo (Sob a luz das galáxias #2) de Judie Castilho.

E para saber o que achamos da primeira parte, basta conferir a resenha da parte 1 aqui: http://desinformadoss.blogspot.com.br/2017/04/resenha-o-beijo-da-morte-sob-luz-das.html




Capa:


Um passarinho me contou que o livro vai ganhar uma versão impressa e com capa nova, mas enquanto isso temos a capa da versão digital que aposta no roxo e é bastante chamativa e sugestiva.

SINOPSEQuando a paz no universo está ameaçada, um amor impossível pode se tornar uma poderosa arma nas mãos inimigas.

Um novo período está começando e, junto com ele, uma nova era se inicia... 
Frantila está infestada de gafanhotos.
E agora que eles encontraram uma forma de atingir o poderoso presidente da 
União Universal, o inimigo pode surgir a qualquer momento, vindo de qualquer lugar. 

Mas...
Ser caçada pelos inimigos de seu pai não é a maior ameaça à vida de Haysla. 
Ela e Benjamin estão perigosamente mais próximos. 
Seus corações, devastados pelo amor.
Seus corpos, dilacerados pelo desejo. 
E quando a paixão ultrapassa o limite da sanidade...
os olhos do homem amado podem refletir sua própria morte. 

Só há uma rota de fuga possível para esta cruel emboscada do destino... e Haysla sabe disso. Só o amor de Keynel pode salvá-la. 

Haysla está vivendo à sombra do perigo, à sombra da morte...
Mas seriam o medo e a morte capazes de fazê-la desistir de seu grande amor? 
Existiria algo no universo capaz de fazê-la desistir de seu grande amor?

DADOS TÉCNICOS: 2016, 463 páginas, Editora Independente, Judie Castilho
Onde ComprarAmazon

RESENHA: Começo essa resenha alertando ao leitor que, como se trata de uma continuação, haverá SPOILERS tanto desse livro quanto do primeiro, então se você ainda não leu, corra adquirir os seus e depois volte para essa resenha.

Em À sombra do perigo temos a continuação dos acontecimentos mostrados em O beijo da morte onde conhecemos a heroína (ou seria vilã?) da história, Haysla e seus dois namorados Benjamin e Keynel, além de conhecermos bastante sobre como funciona a academia Frantila onde os jovens estudam e a união universal, entidade que controla vários planetas federados e os protege contra os chamados gafanhotos, povos hostis em busca por planetas desprotegidos para exploração de recursos vitais.

Apesar de todo esse pano de fundo intergalático, o grande conflito da saga é o romance impossível entre Haysla e Benjamin, já que o ministro da UNI-UNI e professor da academia Frantila é um Klyso, raça que secreta uma substância venenosa para algumas espécies.

Na primeira parte o casal acaba separado e Haysla começa a namorar com Keynel, um Trolk que faz absolutamente tudo por ela, mas recebe muito pouco em troca.

TRAIÇÃO:  O segundo volume da saga foca bastante na relação entre Haysla e Benjamin. Eles arranjam vários motivos para se encontrarem como o papel de Haysla como monitora ou as aulas que o professor precisa dar a ela para que possa se defender de um possível ataque gafanhoto. Haysla é um alvo em potencial por ser filha do presidente da UNI-UNI.
Temos então as idas e vindas do casal e como Haysla faz para enganar seu namorado, mesmo nas poucas vezes em que ele desconfia.

VIRGINDADE: É preciso lembrar que tanto Haysla quanto sua irmã Violyt são praticamente adolescentes e estão vivendo romances comuns a esta fase da vida. A perda da virgindade é explorada pela autora nesse segundo livro tanto com Haysla, quanto com Violyt já que o namorado da segunda (Lohan) faz bastante barulho quando a moça revela sua preferência por manter-se virgem até o casamento.

DEMORA A EMBALAR: O livro é grande, são mais de 400 páginas, mas muitas foram gastas com poucos acontecimentos. A autora se demorou muito com a segunda edição de um baile da academia, algo muito semelhante ao mostrado no primeiro livro.
Mesmo com acontecimentos nesse evento, isso deixou o andamento lento e um pouco cansativo, principalmente porque não surgem novos conflitos, apenas a mesma dinâmica entre a teimosia da personagem principal em prosseguir num romance impossível. 

TORCIDA CONTRA: Haysla deveria ser a nossa heroína. Ela é jovem, linda, poderosa e cheia de atitude, mas a demora em se decidir o que quer da vida pesou contra ela nesse segundo livro. Ao não libertar Benjamin de uma vez ou contar logo a verdade para Keynel, ela deixou de ser apenas uma jovem confusa e se mostrou uma pessoa egoísta e inconsequente, que brinca com a própria morte e com os sentimentos alheios colocando várias outras pessoas que gostam dela em perigo, além de todo o universo.
Devido à isso, comecei a pegar raiva da personagem, a torcer para que ela sofra, já que isso seria apenas a consequência das suas próprias atitudes. Não acredito que a autora vai dar um final desses para Haysla, mas depois do que ela faz com esses dois pobres homens, ela bem que merecia...

MELHORA NO FINAL: Apesar de o livro demorar um pouco para embalar, ele melhora no final com a descoberta de uma possibilidade de Haysla e Ben ficarem juntos. Os últimos capítulos do livro trazem um pouco de ação e desenvolvem um pouco mais da personagem Violyt, alguém que, apesar do mau exemplo da irmã, faz as coisas da maneira certa e acaba recebendo uma mistura de castigo e compensação no final.
A obra acaba funcionando como um interlúdio entre a primeira e a terceira parte onde as coisas devem realmente esquentar.

CONCLUSÃO: À sombra do perigo mantém os elementos e a história vistos na primeira parte e só funciona se você já tiver lido O beijo da Morte. Em relação ao primeiro livro, pareceu mais enrolado e com menos novidades, deixando uma sensação de que poderia ter acontecido mais.
Até por isso perdeu meia estrela em relação ao seu sucessor e ganhou um 3,5 no Skoob.
Recomendadíssimo para quem gosta de romances com uma pitada de sobrenatural e obrigatório para quem já começou a saga.

Que venha o próximo!

E você leitor? Já leu algum livro da saga? O que achou? E o que achou dessa resenha? Concorda ou discorda de algum ponto? Quem acrescentar algo que esquecemos? Então não esqueça de deixar o seu comentário.
Abraços
Dan Folter!

Nenhum comentário: