terça-feira, 10 de novembro de 2015

Literatura - Podcast - Ghost Writer


Já se completaram três anos desde que eu descobri essa mídia chamada podcast. Ao adquirir um smartphone e ver aquele aplicativo, fiquei curioso e resolvi experimentar pra ver do que se tratava. Na época lembro de ter ouvido um jurasicast e um jovem nerd e daí comecei a investigar a "podosfera" em busca de programas do meu agrado.

Aqui cabe uma explicação do que é um podcast. Muitos amigos me questionam o que é esse negócio que eu tanto ouço. A definição mais fácil para um leigo é que é como um programa de rádio que você baixa e ouve quando quiser. A grande vantagem é que você pode selecionar os assuntos que mais te interessam.

Foi assim que descobri o Ghost Writer. Queria muito um programa sobre literatura e acabei topando com esse no google. Já estava com uns onze programas lançados mas eu gosto de ouvir em ordem cronológica, então adicionei aos tantos outros que ouço e nunca consegui alcançar os caras. Eles já estão no programa 59 e já ouvi todos até o 56. Falta pouco pra alcançar, ficar em dia e então sofrer esperando por novos programas.

Debates sobre livros, listas de indicações, entrevistas com escritores e outros profissionais das letras. Ah, cultura!

O programa é apresentado por Ricardo Herdy e editado por Raphael Modena formando uma dupla que funciona muito bem. Herdy é calmo, sereno e deixa os participantes falarem livremente, apenas guiando o assunto, sem travas exageradas e com uma pitada de bom humor. Modena capricha na edição sempre buscando músicas relevantes e agradáveis para o fundo, além de separar bem os assuntos com virgulas sonoras que soam como páginas viradas de um livro.

E ainda tem a participação bastante comum do escritor Luis Eduardo Matta, uma figura do mundo dos livros, um cara que você simpatiza logo de cara e que tem opiniões relevantes e apaixonadas. Ouça um episódio com ele e entre para o clube do "vou comprar amanhã"

Podcasts são uma forma fácil e gratuita de adquirir cultura ou saber mais sobre assuntos do seu interesse. Nesse mundo tão digital e conectado só não se informa que tem preguiça.

Para conhecer o trabalho dos caras, acesse o site Ghost Writer e divirta-se.

Tem algo a dizer sobre podcasts? que indicar algum outro? deixe seu comentário.

Nenhum comentário: