domingo, 11 de outubro de 2015

Desinformadoss - Literatura - Brasil Cyberpunk 2115: Você não pode ter tudo o que quer

Com o intuito de incentivar e prestigiar novos autores nacionais (assim como eu) tenho me aventurado a ler as mais diversas obras dentro desse segmento.

Melhor ainda se você ganha o livro num sorteio certo? Foi assim que chegou às minhas mãos Brasil Cyber Punk 2115 de Rodrigo Assis Mesquita.

Nos reviews que li por aí, foi classificado como conto, embora eu considere uma pequena novela sobre uma aventura que acontece em São Paulo, num futuro um tanto possível, um tanto distópico em 2115.

Parabéns ao autor pela imaginação fértil quanto à "prever" como estarão a cidade e o mundo daqui a cem anos. Apesar de tamanho diminuto da obra, ele conseguiu ambientar bem essa parte tecnológica da coisa. Infelizmente faltou espaço para descrever a cidade em si, ficando a cargo da imaginação do leitor essa tarefa.

O grupo de personagens bastante heterogêneo também merece destaque. Outra vez, a falta de espaço me fez querer mais detalhes sobre alguns deles como o Mr. Lobo e Wellington, mas o autor utilizou as páginas que tinha para se focar na protagonista, Hel.

Achei uma novela divertida, que se lê em duas sentadas e que, se não empolga, pelo menos não compromete. Importante ressaltar ao autor e a todos que usam o sistema da auto publicação, para terem mais cuidado com a revisão. Achei alguns poucos erros, coisa de digitação mesmo, que o próprio autor não consegue enxergar, se fazendo necessário uma revisão por terceiros qualificados.

Em suma, é um cenário interessante, que merece um romance "full size" desse bom novo autor brasileiro.

Nenhum comentário: